segunda-feira, 4 de abril de 2011

Encerramento da Oficina ABC da Informática - Linux Educacional



Estamos vivendo em um momento de  rápida e constante mudanças, provocado pelo desenvolvimento tecnológico e, no cotidiano escolar não poderia ser diferente, portanto se faz necessário que o professor esteja permanentemente  em formação, ele  precisa ser um  profissional  dinâmico  e criativo, capaz  de promover, conduzir o processo de construção de conhecimento de seu aluno.
Diante disso o NTE, através de suas oficinas / cursos de formação continuada, oferece aos professores da rede Estadual de Ensino a  oportunidade aprender, reaprender, utilizar, ensinar e conhecer  as inúmeras possibilidades pedagógica das Tecnologias de Informação e comunicação.

No dia 01.04, 18 professores CONCLUÍRAM a Oficina ABC da Informática - Linux Educacional.  Foram dez dias (40 horas) de informação,  socialização, colaboração. Pois, com a inserção das TIC na educação, só temos a ganhar,  ela oportuniza romper com as paredes da sala de aula e da escola, tornar a educação mais atraente e agradável,  relacionar a teória com a prática.. !!!

Alguns depoimentos de cursistas:




“Só tenho a agradecer essa oportunidade, pois foi para mim um incentivo, eu tinha vergonha de não saber manusear o computador.. Foi gratificante participar dessa Oficina e aprender com nossas Multiplicadoras  Sandra e Seni, pessoas maravilhosas, humildes e otimista... Parabéns”  Denise Ferreira




"obrigada pela oportunidade e pela paciência vocês estão de parabéns!!! São muito dinâmica, organizadas e acreditam na gente!!!”



“Todas as possibilidade foram dadas, mas sei que preciso buscar mais, tenho certeza que prosseguirem, para as outras etapas. Espero encontrar multiplicadoras que tornem as horas prazerosas como vocês”


Pontos Positivos (depoimento dos(a) Cursistas)
·        “Empenho das multiplicadoras; Local Limpo e agradável; Oficina muito interessante; Assiduidades das Multiplicadoras, Planejamento e organização na  aula”

Pontos Negativos (depoimento dos(a) Cursistas)
·        “Melhor atuação dos técnicos de informática, no sentido de deixar os computadores em boas condições  para utilização na hora do curso; Ausência de apostilas para acompanhamento no momento das atividade; A professora Sandra precisa falar mais devagar nas hora da  explicações; deficiência no acesso a internet”

Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.(José Manuel Moran)

Abraços, saúde e muita paz
Sandra e Seni

Um comentário:

  1. Fico feliz quando leio os depoimentos dos professores que ao aprender a utilizar através da formação continuada no NTE. A utilização das ferramentas que o computador pode oferecer deixam-os entusiasmados.

    "...Os profissionais da educação atuando nas escolas públicas do Brasil, viram, nas 3 (três) últimas décadas uma máquina ir chegando devagar para "ocupar" o seu lugar de detentor do saber.
    O medo do desconhecido se fez presente, assim muitos mitos foram criados sobre o computador - "O Monstro".
    Inicialmente tido como um "sabe tudo", por grande parte da classe de professores, o computador, considerado um rival, foi endeusado. Num segundo momento, o mito foi sendo explicado por partes e todos começaram a enxergar que "hardware" é o computador - palpável, físico; que "software" é o programa que será usado para a utilização do computador e que por trás, ou frente, dessas partes está o "peopleware" - a parte humana que comanda o conjunto. Sem as pessoas para operá-la a fabulosa máquina de nada adiantaria".

    As formas de ensinar é tão importante para o aprendizado seus e de seus alunos que dá até gosto de saber. Foi-se o "MITO"

    Comentário feito em cima dos depoimentos dos professores do Amapá e comparando-o a leitura da pesquisa em: (http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/oprofessoreocomputador.htm)

    ResponderExcluir

Sua opnião é muito importante para nós!!! Registre seu comentário, sugestão, sua colaboração!!!