quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

RELAÇÃO DOS CURSOS E OFICINAS / 2011

INFORMATIVO

Público Alvo:  Professores e gestores da Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá


 Oficina: ABC da Informática – Conhecendo O Sistema Operacional  Linux -   
( 40 horas) - Presencial
PRÉ-REQUISITO: Nenhum
EMENTA: A História dos Computadores. A evolução Tecnológica. A Geração dos Computadores, Unidades de Medida de Memória. Configuração de um Computador. Partes do Computador: Hardware e Software. Unidade Central (CPU). Sistemas Operacionais. Software Proprietário. Softwares Livres. Conhecendo o Sistema Operacional Linux.
OBJETIVO: Preparar os professores da Rede Pública de ensino do Estado do Amapá para a inserção do computador no processo ensino aprendizagem.
 Oficina: Elaboração e Edição de Textos – Broffice  Writer  -   (20 horas) - Presencial
PRÉ-REQUISITO: Noções básicas de informática;
EMENTA: Utilização e aplicação dos recursos - BrOffice ; Elaboração, Edição e Formatação de textos e documentos , normas da ABNT
OBJETIVO: Desenvolver competências e habilidades na Elaboração, Utilização, Edição e Formatação de Textos e documentos no BrOffice Writer, considerando as normas da ABNT
 Oficina: Processador de Planilhas Eletrônicas (Calc) - (20 horas) - Presencial
PRÉ-REQUISITO: Conhecimentos de Informática básica
EMENTA: Estudos e reflexões acerca do uso pedagógico do software Calc, conceitos básicos do editor de planilha eletrônica, criação de cálculo, inserir dados, criar gráficos simples, formatar o conteúdo de uma planilha.
OBJETIVO: Conhecer a interface do Calc, como se movimentar na planilha e o uso dos recursos básicos dessa ferramenta, utilizando o potencial do software na sistematização de dados para solucionar problemas concretos.
 Oficina: Apresentação em slides – Impress   -  (20 horas) - Presencial
PRÉ-REQUISITO: Conhecimento intermediário no uso do computador; noção de navegação na rede (internet);
EMENTA: Criação, Formatação e exibição de apresentações; Inserir arquivos de imagens, sons, textos e vídeos, link, hiperlink, figuras, música e vídeo,  personalizar  animações;
OBJETIVO: Desenvolver competências e habilidades na Elaboração, Utilização, Edição e Formatação do  BROFFICE – IMPRESS (apresentação de slide), possibilitando  a dinamização das aulas. 
 Oficina:   Criando   Blog  -    (20 horas) – Presencial   
PRÉ-REQUISITO: Conhecimento intermediário no uso do computador;  noção de navegação na rede (internet); ter conta de e-mail no Gmail
EMENTA: Criação Blog; Manutenção de Blog;  Edição e Formatação do Bçog; Inserir Imagem, Vídeo, slide,  Gadget etc..
OBJETIVO: Criação de Blog Educacional, oportunizar debates sobre as possibilidades de sua utilização como  ferramenta pedagógica dentro e fora da sala de aula;
 Oficina: Google sites  -  Criando um Website  - (20 horas)  - Presencial
PRÉ-REQUISITO: Conhecimento intermediário no uso do computador, navegação e pesquisa na rede (internet); Movimentação de arquivos na web (download e upload); ter conta de e-mail, (gmail)
EMENTA: Descrição da Ferramenta Google Site; Registro de domínio; Repositórios on-line; Slideshare, Youtube, Google Doc’s, Álbum virtual Picasa; - Hipertexto;  Edição, envio de arquivos na própria página, sub páginas de apoio, edição colaborativa, inserção de documentos do Google Docs.
OBJETIVO: Criar um WebSite e apresentar a utilização de uma ferramenta diferenciada que possui o potencial de reinventar a prática pedagógica, ajudando a construir redes sociais e de saberes.
 Oficina: Navegação e Pesquisa na  Internet  - (20 horas)  - Presencial
PRÉ-REQUISITO: Domínio de informática; editor de texto, formatação; ter conta de e-mail no gmail (preferencialmente)
EMENTA: Enfoque teórico prático sobre a utilização e pesquisa e navegação  na internet; Máquinas de busca; Segurança na Rede; Criação e utilização de email; Ética no mundo virtual; Dowload e upload;
OBJETIVO:  Fomentar a inserção no universo virtual dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino, visando sua utilização na práxis pedagógica.
 Oficina: Texto Colaborativo – Google Docs  - (20 horas)  - Presencial
PRÉ-REQUISITO: Noções de internet; editor de texto; apresentações em slide e planilha eletrônica.
EMENTA: Conceito de texto colaborativo; possibilidades de trabalhos em EaD utilizando textos colaborativos; URL's que possibilitam a construção de textos colaborativos (google docs); Configuração; Criação de documento (editor de texto, editor de apresentação, editor de planilha).
OBJETIVO: Possibilitar a produção de trabalhos em conjunto, otimizando os estudos e valorizando as opiniões do grupo, que permite ao professor a identificação de cada participação realizada.
 Oficina: Tutoria On Line - (30 horas)  - Semi Presencial
 PRÉ-REQUISITO: Domínio e conhecimentos de informática (digitação, navegação na internet etc.)
EMENTA: A educação à distância; A educação on line; O papel do tutor; A função do tutor; A questão da tutoria; A rotina da tutoria; As Ferramentas de interatividade.
OBJETIVO: Formar profissionais da educação para atuarem como TUTORES do Programa Proinfo Integrado I e II do MEC
Curso: Introdução a Educação digital   -  ( 40 horas) –  Semi Presencial
PRÉ-REQUISITO: ABC da Informática e conhecimento de digitação e navegação na internet
EMENTA: Tecnologias na sociedade e na escola; Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede; Blogs: O quê? Por quê? Como?; Elaboração e edição de textos; Colaboração (ou interação) na rede; Cooperação pressupõe diálogo! Apresentação de slides digitais na escola; Resolução de problemas com a planilha eletrônica.
OBJETIVO: Contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares aplicativos) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.
Curso: Ensinando e Aprendendo com as TIC - (100 horas – 4 meses)  - Semi Presencial
PRÉ-REQUISITO: Curso: Introdução a Educação digital - (40 horas)
EMENTA: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola; Internet, hipertexto e hipermídia; Prática pedagógica e mídias digitais; Currículo, projetos e tecnologia
OBJETIVO: Compreender e Utilizar as TIC na prática pedagógica,  dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos
         Curso: Elaboração de Projetos - (40 horas – 3 meses) - Semi Presencial
PRÉ-REQUISITO: Curso: Introdução a Educação digital - (40 horas)  e Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC–(100 horas)
EMENTA: Projetos, Currículo e Tecnologias
OBJETIVO: Propiciar aos professores e gestores das escolas públicas aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. 

 ATENÇÃO: Para maiores informações procure o NTE.

Estamos  aguardando você!!!

Um comentário:

  1. Já me inscrevi em dois cursos. Amei as sugestões das oficinas .
    Muito bem amigos. venham fazer as suas inscrições.

    ResponderExcluir

Sua opnião é muito importante para nós!!! Registre seu comentário, sugestão, sua colaboração!!!