terça-feira, 28 de dezembro de 2010

GCOMPRIS


Com o avanço das tecnologias temos a nossa disposição muitas formas de enriquecer o conhecimento. Uma dessas formas é o suporte para a aprendizagem através de softwares educativos. E pesquisando na web encontramos o GCompris, que é um pacote de atividades educacionais com o objetivo de desenvolver o raciocínio e o conhecimento de crianças entre 2 e 10 anos de idade. São inúmeras atividades diferentes que auxiliarão na educação de crianças, através de brincadeiras e orientações lúdicas.

Atividades

Este software é em diversas categorias, de forma a melhor organizar cada uma delas. As categorias existentes são: Descoberta do computador (digitação simples, mouse, etc.), Atividades de Descoberta (através de cores, sons, memória), Atividades de Experiência (baseadas em movimentos físicos), Atividades de Divertimento (baseadas em brincadeiras e desenhos).

Além das quatro categorias citadas, este aplicativo possui ainda outras quatro, que são Atividades Matemáticas (cálculo, geometria e numeração), Puzzles (quebra-cabeças diversos), Atividades de Leitura e, por fim, Jogos de Estratégia.

As estrelas ao lado de cada atividade significa a idade recomendada de tal exercício. As estrelas simples significam atividades para crianças entre 2 e 6 anos. As com estrelas complexas, são para crianças com mais de 6 anos de idade.

Apesar de ser um aplicativo de código aberto (open source), o GCompris possui limitações nesta versão gratuita. Para acessá-lo em sua totalidade é necessário realizar o pagamento.

Outras Características

O GCompris é um software criado por um francês, mas que possui traduções para diversas línguas, inclusive o português. Você escolhe o idioma durante a instalação e ele permanece após tudo configurado.
Para baixar o pacote gratuito e ter mais informações acesse o site http://gcompris.net/-pt-br-

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Planos de Trabalhos

A equipe de multiplicadores do NTE Marco Zero Já construiu e entregou para a coordenadora pedagógica Aline Kátia, os planos para realização das oficinas que irão se desenvolver no próximo ano de 2011 neste Núcleo. Tais oficinas São:

- Oficina de Blog
-
Oficina WebQueste
- Oficina de Wiki
- Oficina de Pesquisa na WEB
- Oficina de Processador de Texto
- Oficina de criação de Site
- Oficina de Apresentações para nossas Aulas ( slide)
- Oficina de Planilha Eletrônica ( excel / calc)
- Oficina de Recursos do Google (email, chat, Docs) 

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Multiplicadores do NTE Marco Zero na Reunião Pedagógica.

Manhã do dia 10/12/2010, os multiplicadores e multiplicadoras do NTE Marco Zero reuniu novamente.

O segundo encontro proporcionou discutirmos juntamento com a nossa Coordenadora Pedagógica Professora Ms Aline Kátia Cerqueira tomadas de decisões para nossas ações em 2011 e tratarmos do nosso planejamento para riqueza de como é proporcionar oficinas para utilização dos recursos didáticos disponíveis nos ambientes de trabalhos pedagógicos e que poderão contribuir significativamente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas integrantes do programa. Os multiplicadores ficaram eufóricos e já se organizam para capacitação no NTE que deverão ocorrer a partir de fevereiro.


Edição Sylvia Viegas- Multiplicadora Formadora do NTE – Marco Zero

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reunião de Encerramento do Ano Letivo- 2010 no NTE.

Hoje, (09/12/2010) reunimos com a Professora Rosiane Cristina Barbosa Afonso, (DIRETORA) e toda Equipe de Multiplicadores Formadores para fazer uma avaliação dos trabalhos realizados em 2010 e tratarmos dos assuntos relacionados as ações em 2011; Cursos, Oficinas, Estratégias Metodológicas, Assessoramentos as Escolas, Períodos e definições das Ações dos trabalhos com previsão fevereiro e março-2011. Nesta reunião, o momento foi também utilizado para conversarmos sobre nossa Festa de Confraternização, o clima ocorreu na maior descontração, como já é de costumes nesta família NTE.

Vejam as fotos!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Linux Educacional - um recurso da estratégia de inovação da prática educativa com o suporte das tecnologias


Compartilho a visão do Prof° Mestre Pedro Ferreira de Andrade, Coordenador de Política em Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED-MEC) sobre como o Linux Educacional pode ser usado como “ mais um recurso da estratégia de inovação da prática educativa com o suporte das tecnologias”, citação extraída do site www.revista.espiritolivre.org (ed. nº 05 - agosto de 2009).

“O Linux Educacional suporta e oferece programas com características educacionais – aplicativos, linguagens de programação (Logo), sistemas de autoria (Squeak), utilitários, acessórios, entre outros – e conteúdos categorizados do currículo e recursos educacionais – vídeos educacionais da TV Escola, objetos de aprendizagem do Banco de Conteúdos, obras literárias e outras produções técnicas, científicas e artísticas, que o “O Linux Educacional suporta e oferece programas com características educacionais – aplicativos, linguagens de programação (Logo), sistemas de autoria (Squeak), utilitários, acessórios, entre outros – e conteúdos categorizados do currículo e recursos educacionais – vídeos educacionais da TV Escola, objetos de aprendizagem do Banco de Conteúdos, obras literárias e outras produções técnicas, científicas e artísticas, que o torna em mais um recurso da estratégia de inovação da prática educativa com o suporte das tecnologias, que pode ser encaminhada tanto em sala de aula (ou no “laboratório” de informática) ou com laptops educacionais conectados, ou outros portáteis de uso pessoais / individuais ”, descreve o Mestre em Educação e Coordenador de Política em Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED-MEC), Pedro Ferreira de Andrade.
Fonte : Paula de Freitas. Assessora de Recursos Administrativos. www.revista.espiritolivre.org (ed. nº 05 - agosto de 2009).

Informações básicas sobre o Linux Educacional 3.0


Características Técnicas:

Baseado no Kubuntu 8.04
Suporte de Idiomas: Português
Núcleo do Sistema: Linux Ubuntu 2.6.24-22-generic
Ambiente Gráfico: Kde 3.5.10

Programas Instalados

Ferramentas de Produtividade:

BrOffice.org 2.4.1
Apresentação Eletrônica (Impress)
Banco de Dados (Base)
Desenho Vetorial (Draw)
Planilha Eletrônica (Calc)
Processador de Texto (Writer)
Visualizador de Arquivos PDF (KPDF)

Gráficos

Gerenciador de Fotos (digikam)
Programa de Captura de Tela (Ksnapchot)
Programa de Digitalização & OCR (Kooka)
Programa de Pintura (Kolourpaint)

Internet

Navegador Web (Firefox 3.0)

Multimídia

Editor de Audio(Audacity)
Editor de Vídeo (Kdenlive)
Gravação de CD/DVD (K3b)
Reprodutor Multimídia (VLC)

Programas Educacionais

Kdeedu
Linguagem Logo (Kturtle)
Tabela periódica do elementos (kalzium)
Planetário Virtual (Kstars)
Treinamento em Geografia (Kgeography)
Aprender Alfabeto (Klettres)
Estudo das Formas Verbais do Espanhol (Kverbos)
Ferramenta de referência/estudo do japonês (Kiten)
Jogo de Forca (KhangMan)
Jogo de ordenação de letras (Kanagram)
Revisor de latim (Klatin)
Desenho de funções matemáticas (kmplot)
Exercício com frações (Kbruch)
Exercícios de porcentagens (Kpercentage)
Geometria Interativa (Klg)
Desenho (Tux paint)
Editor de Testes e exames (Keduca)
Jogo Simon Diz (blinKen)
Treinador de vocabulário (KwordQuiz)
Treinador de vocabulário (KvocTrain)
Tutor de Digitação (Ktouch)

Ferramenta de Busca

Barra Superior (EduBar)
Ferramentas de Acesso a Conteúdos (FBEdu)
Fonte :

O Linux Educacional

“O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução.” (Software Público)
O Linux Educacional é o sistema operacional que vem instalado nas máquinas (computadores) que compõem os Laboratórios (LIED's) do ProInfo, nas Escolas Estaduais.
“A versão 3.0 do Linux Educacional, foi baseada em uma distribuição GNU/Linux chamada Kubuntu, com uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, repositório Debian de conteúdos educacionais mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade. “ (Software Público)
Fonte:
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=11809207

O Proinfo no Amapá


“ É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.” (MEC, portal)
No Estado do Amapá 236 (duzentos e trinta e seis) Escolas Estaduais da Rede Pública já foram incluídas nesse programa, com a disponibilização dos componentes operacionais para seus Laboratórios. Entretanto, dentre estas nem todas já estão com os LIED's em pleno funcionamento, necessitando da contrapartida governamental quanto à estrutura adequada, ou seja, instalação física e elétrica para os mesmos.
Independentemente das necessidades operacionais ainda existentes, o NTE Marco Zero, vem cumprindo sua função neste processo, capacitando os professores das redes de ensino estaduais e municipais, tendo alcançado mais de 4.000 (quatro mil) capacitações no ano de 2010, tanto com a curso de “ Introdução à Educação Digital”, com 40 horas/aula, quanto com curso de “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC's”, além de oficinas com tópicos específicos para o uso das tecnologias educacionais na práxis pedagógica dos professores do Estado do Amapá.
Fonte :
 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Curso de Férias - TUTORIA ON LINE!

Estamos com inscrições abertas para o Curso de Férias Tutoria On Line. As vagas são limitadas!Solicitamos que os interessados se inscrevam até o dia 10/12/2010 no NTE Marco Zero.

O curso Tutoria On-line tem como objetivo auxiliar professores da rede pública de ensino estadual interessados em atuar como docentes de cursos on-line, a desenvolver competências pedagógicas, gerenciais, sociais e técnicas fundamentais à prática do ensino em ambientes pedagógicos na internet.

O curso ocorrerá no ambiente virtual de aprendizagem E-Proinfo (http://eproinfo.mec.gov.br).

REQUISITOS:

  • Ser professor da rede pública Estadual do quadro efetivo;
  • Ter domínio e conhecimentos de informática (digitação, navegação na internet etc.)

VAGAS: 20 vagas

INSCRIÇÕES:

  • Período: 06 a 10/12/2010
  • Horário: 08:00h às 12:00h /14:00h às 18:00h
  • Local: NTE Marco Zero - Av. Antônio Coelho de Carvalho, 1198 - Centro - Macapá/AP (entre Leopoldo Machado e Jovino Dinoá)
  • OBS: As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição
PERÍODO GERAL DO CURSO: 13/12/2010 a 31/01/2011
  • Período Presencial: 13 a 17/12/2010.
  • Período a Distância: 18/12/2010 a 31/01/2011.
  • Encontro Presencial Final: 08/02/2011.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • ETAPA I: A Questão da Tutoria
  • ETAPA II: A Rotina da Tutoria
  • ETAPA III: Ferramentas de Interatividade
CERTIFICAÇÃO: Só receberá Certificado de Conclusão do Curso o professor que apresentar o perfil mínimo para ser tutor de cursos on line a distância e apresentar o Plano de Tutoria no Encontro Presencial Final no dia 08/12/2010.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 horas

  • Presencial: 10 horas
  • A distância: 30 horas

:: IMPORTANTE ::

Informamos ainda que o curso ocorrerá no período de Férias e não haverá prorrogação de prazo para enceramento. Portanto, as inscrições deverão ser realizadas apenas por professores que realmente poderão assumir este compromisso (iniciar e concluir o curso de Férias).


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE

NO AMAPÁ

A Coordenação Estadual do Formação pela Escola - Profª Rosiane Cristina Barbosa Afonso -

Multiplicadora Estadual: Sylvia Helena da Silva Viegas

Multiplicador Municipal: Marcus Danilo P. Pereira



O Programa Formação pela Escola iniciou no Estado do Amapá com adesão dos municípios Macapá, Santana, Ferreira Gomes, Porto grande, Laranjal do jari, Oiapoque,

Em 2010 mais municípios fizeram adesão ao Programa; Calçoene, Pedra Branca, Pracuúba, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Vitória do Jari,

Atualmente 11 municípios fazem parte do Programa Formação pela Escola, somente o município de Ferreira Gomes que perdeu o prazo de atualização de cadastro de adesão ao Programa e ficou fora em 2010. Que Pena!

DADOS: O Amapá possui hoje, um total de 11 municípios participando do Programa Formação pela Escola, somente 05 municípios ainda não fizeram adesão ao Programa. Vamos chegar lá em 2011.

AS NOVIDADES

A cada ano o Programa tem se estruturado ainda mais, para melhor atender a todos nos Estados, por isso contamos com uma Coordenação Nacional na pessoa da Profª Donizeth Aparecida Telles Nogueira,

Os cursos passaram de impresso para online, e ocorrem dentro da plataforma Moodle. Para realização dos cursos contamos com os Tutores Municipais que desenvolvem um trabalho de orientação e acompanhamento aos cursistas em seus municípios.

Temos grandiosos Tutores Municipais colaborando conosco desde o inicio do Programa e para 2011 serão cada vez mais valorizados. Isso é importante.

Aguardem mais noticias – Sylvia Viegas Multiplicadora Estadual do PFE


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Prática dos Multiplicadores Formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero

As ações desenvolvidas pela equipe de especialistas nas dependências do NTE é o atendimento a formação continuada aos educadores da rede estadual de ensino para trabalhar com as tecnologias e suas possibilidades aplicadas a prática pedagógica além do atendimento individualizado, o realizado externamente é o assessoramento e acompanhamento aos trabalhos realizados nas escolas que possuem ambientes tecnológicos de aprendizagem.
Hoje temos um quadro de atendimento de Multiplicadores Formadores por Escola que obedece a distribuição do quadro abaixo denominado