segunda-feira, 17 de setembro de 2012


ANÍSIO TEIXEIRA

Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.

Anisio TeixeiraConsiderado o principal idealizador das grandes mudanças que marcaram a educação brasileira no século 20, Anísio Teixeira foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis, que refletiam seu objetivo de oferecer educação gratuita para todos. Como teórico da educação, Anísio não se preocupava em defender apenas suas ideias. Muitas delas eram inspiradas na filosofia de John Dewey, de quem foi aluno ao fazer um curso de pós-graduação nos Estados Unidos. Por este motivo foi um dos difusores das ideias de Dewey no Brasil.
Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.”
(Manifesto dos Pioneiros, 1932)
Anísio Teixeira, ao lado de Paulo Freire, foi um dos grandes educadores nascidos no Brasil. Do nascimento à misteriosa morte, acontecida no poço de um elevador na Av. Rui Barbosa Rio de Janeiro (RJ) onde morava, dedicou sua vida ao Brasil e à Educação. Vindo do nordeste, de uma cidade pequena no interior da Bahia, mostrou ao mundo que a Educação era o maior bem de um povo e que por ela devemos lutar seja no modo de educar ou pelos empreendimentos para que esse modo seja aplicado com sucesso.

Um comentário:

  1. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Técnico em Informática à distância. Antonio B Duarte Jr

    ResponderExcluir

Sua opnião é muito importante para nós!!! Registre seu comentário, sugestão, sua colaboração!!!