sábado, 11 de fevereiro de 2012

Semana Pedagógica da Escola Estadual Coelho Neto



 

Nesta Quinta feira dia 09.02.2012, ministramos uma palestra na Escola Estadual Coelho Neto, dentro do projeto de apadrinhamento das escolas publicas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá - NTE. Tema: Construindo a Autonomia da Escola,  como parte da Programação da Semana Pedagógica, organizada pela Coordenação Pedagógica da Escola.
Alguns trechos da palestra: "Sobre o tema:
•     Construir: ato, efeito de construir, edificar. Erguer, fazer, elaborar....
•     Autonomia: independência, liberdade, liberdade de ação...
•     Escola: estabelecimento para ministrar o ensino. O corpo docente e discente de uma instituição.
•    A expressão autonomia escolar deve ser compreendida sempre em termos relativos, por tratar-se de uma unidade uma unidade dentro de um sistema mais amplo, ao qual está intimamente ligada, seja em termos estruturais ou funcionais; mesmo reconhecendo a identidade de uma escola ao permitir que ela apresente seu Projeto Político Pedagógico, o sistema escolar estabelece condições e limites para execução.
•     Projeto Pedagógico é, portanto, um instrumento de autonomia da escola, na medida em que ela se mostra com identidade própria; mas é também, o instrumento que permite ao gestor central o controle do trabalho escolar.
•     Para exercitar sua autonomia, a escola precisa romper com a gestão educacional tradicional para, a partir de um outro olhar sobre a realidade, construir um novo padrão de política, planejamento e gerenciamento das questões que envolvem a comunidade escolar. Mais do que .manter a casa em ordem., trata-se de uma nova maneira de pensar a escola, com a participação dos diferentes segmentos e estabelecendo novas relações sociais, em contraposição às relações autoritárias existentes".
Foto: Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opnião é muito importante para nós!!! Registre seu comentário, sugestão, sua colaboração!!!