Nesta Quinta feira dia 09.02.2012, ministramos uma palestra na Escola Estadual Coelho Neto, dentro do projeto de apadrinhamento das escolas publicas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional do Amapá - NTE. Tema: Construindo a Autonomia da Escola, como parte da Programação da Semana Pedagógica, organizada pela Coordenação Pedagógica da Escola.
Alguns trechos da palestra: "Sobre o tema:
• Construir: ato, efeito de construir, edificar. Erguer, fazer, elaborar....
• Autonomia: independência, liberdade, liberdade de ação...
• Escola: estabelecimento para ministrar o ensino. O corpo docente e discente de uma instituição.
• A expressão autonomia escolar deve ser compreendida sempre em termos relativos, por tratar-se de uma unidade uma unidade dentro de um sistema mais amplo, ao qual está intimamente ligada, seja em termos estruturais ou funcionais; mesmo reconhecendo a identidade de uma escola ao permitir que ela apresente seu Projeto Político Pedagógico, o sistema escolar estabelece condições e limites para execução.
• Projeto Pedagógico é, portanto, um instrumento de autonomia da escola, na medida em que ela se mostra com identidade própria; mas é também, o instrumento que permite ao gestor central o controle do trabalho escolar.
• Para exercitar sua autonomia, a escola precisa romper com a gestão educacional tradicional para, a partir de um outro olhar sobre a realidade, construir um novo padrão de política, planejamento e gerenciamento das questões que envolvem a comunidade escolar. Mais do que .manter a casa em ordem., trata-se de uma nova maneira de pensar a escola, com a participação dos diferentes segmentos e estabelecendo novas relações sociais, em contraposição às relações autoritárias existentes".
Foto: Rangel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opnião é muito importante para nós!!! Registre seu comentário, sugestão, sua colaboração!!!