quinta-feira, 31 de outubro de 2013

II Congresso de Educação - 2013

Olá,
Conforme combinado no II Congresso Estadual de Educação, disponibilizo os arquivos da palestra.

Aproveitem!
Dúvidas - clique aqui!



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Núcleo de Tecnologia do Estado no II Congresso de Educação Amapaense

Equipe do NTE apresenta inovações na tecnologia da educação

No segundo dia do Congresso Amapaense de Educação, o grupo do Núcleo de Tecnologias do Estado (NTE) apresentou aos participantes novidades da área da tecnologia educacional. Dentre elas, as lousas digitais e o trabalho de interação através das redes sociais, como Whatsapp.

 -Prof : Marcondes Pereira, exemplificando a lousa digital com o Professor Edílson.




"A importância dessa temática é que a grande maioria dos professores sabe que ela existe, mas não sabe como utilizar. Então, trabalhamos com formação, cursos presenciais e oficinas que proporcionam conhecimento teórico e permitem ao professor conhecer o equipamento de trabalho", explicou Aline Cerqueira, formadora do NTE.

O trabalho desenvolvido pelo NTE tem como intuito proporcionar aos professores cursos onde o profissional da educação torna-se capaz de criar e recriar a prática, de experimentar, propor e tomar distância crítica para reflexão e avaliação de seu desempenho, além de tornar as aulas mais interativas e didáticas.


"É muito interessante essa oferta do Congresso, eu vi dentro do minicurso para os professores voltado às novas tecnologias a possibilidade de entender mais como utilizar dentro de sala de aula os equipamentos, que facilita bastante para nós professores, como também para nossos alunos", ressaltou Nazaré Correa, professora da Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castillo.



"Para mim foi uma oportunidade de renovar a motivação, que é uma atividade muito árdua. Eu estou muito mais motivada para voltar à sala de aula, levar esse conhecimento adquirido aqui para nossos alunos, sabendo que cada um tem sua limitação, como todos nós temos, e isso vai ajudar com que nós, como professores, aprendamos a levar a eles o amor", diz Simone Campos, professora da Escola Estadual Padre Simão Corridori, no município de Santana.


"A palestra foi muito interessante, na escola em que trabalho já temos acesso a essas tecnologias e, com elas, sempre descobrimos novas possibilidades, como hoje nos foi mostrado sobre os gráficos que a lousa possibilita trabalhar. Além do mais, pudemos tirar várias dúvidas que ainda tínhamos a respeito dos equipamentos, como a questão do armazenamento de dados. Agora é só aplicar tudo em sala de aula", afirmou a professora Aline Santos, da Escola Estadual Santa Maria.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Facebook for Educators

Todo professor que busca maneiras para diversificar a aprendizagem dos alunos pensa em usar as tecnologias como aliadas. Mas antes de lançar mão de aplicativos inéditos de educação, vale conferir os recursos oferecidos por ferramentas já conhecidas e amplamente disseminadas entre alunos e professores. É o caso do Facebook, que lançou, há alguns meses, o Facebook for Educators(com versão em português), com dicas sobre como professores podem se apropriar das redes para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.

Hoje, praticamente todos os alunos estão conectados. Segundo dados da pesquisa TIC Kids Brasil Online, 70% dos jovens brasileiros com idades entre 9 e 16 anos que têm acesso à internet participam ativamente de alguma rede social. Com este cenário, de crescimento dos acessos em todo o mundo, o Facebook mapeou algumas práticas para deixar os professores ligados na segurança, na importância de uma comunicação clara nas redes e na utilização da ferramenta para desenvolvimento profissional e de boas práticas sociais no mundo digital.


7 pilares do Facebook na educação

  • Ajudar a desenvolver e seguir o projeto político-pedagógico da escola sobre o Facebook;

  • Incentivar os alunos a seguir as diretrizes do Facebook;

  • Permanecer atualizado sobre as configurações de segurança e privacidade no Facebook;

  • Promover a boa cidadania no mundo digital;

  • Usar as páginas e os recursos de grupos do Facebook para se comunicar com alunos e pais;

  • Adotar os estilos de aprendizagem digital, social, móvel e “sempre ligado” dos alunos do século 21;

  • Usar o Facebook como recurso de desenvolvimento profissional.


Uma das principais indicações para as escolas é a inclusão de uma política de uso da rede social pela instituição - o que pode estar estipulado, inclusive, no projeto político-pedagógico da escola. O objetivo é que o uso das redes contribua, de verdade, para o dia-a-dia de educadores e alunos, com a criação de grupos, a realização de atividades em rede e o compartilhamento de informações relevantes para a formação. 


O documento desenvolvido pelo Facebook explica todas as ferramentas disponíveis dentro da rede social e indica como elas podem ser utilizadas no cotidiano na escola. Ela também recomenda sites e outras páginas para te ajudar nesta missão. Não deixe de ler, na íntegra, o Facebook for Educators.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Equipe NTE - Lousa Digital


Equipe de professores trabalhando na elaboração do Minicurso, que será apresentado no II Congresso Amapaense de Educação 2013.