segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inauguração do LIED da E.E. Antônio Castro Monteiro

Computador na escola! - até bem pouco tempo, um "privilégio" quase que exclusivo das escolas particulares. Com o Programa Nacional de Informática na Educação, em implementação pelo MEC e pelas Secretarias de Estado de Educação, esse "privilégio" passa a ser também de muitas escolas públicas brasileiras. Comunidades escolares de todos os lugares do Brasil movimentam-se no sentido de conseguir um laboratório de computadores e colocar seus alunos em contato com a tecnologia.

Nesse sábado, dia 21.05 foi a inauguração do LABORATÓRIO DE INFORMÁTIVA EDUCATIVA - LIED  da E.E. Antônio Castro Monteiro. A comunidade do Bairro do Zerão está de PARABÉNS!!! A escola ganhou um LIED com 36 (trinta e seis) computadores, todos acessando a internet.
O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio ao processo ensino e aprendizagem, preparando os alunos para uma sociedade informatizada / globalizada / contextualizada!!!

No entanto, para que isso aconteça é imprescindível que todos os membros da comunidade escolar, em especial os professores, sejam envolvidos em processo de formação continuada e na discussão sobre os objetivos e as possibilidades da introdução do computador na escola, revisando e renovando as metodologias e procedimentos no ensinar e aprender.

 “A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.” ( MARÇAL FLORES - 1996) 

PARABÉNS A COMUNIDADE ESCOLAR DA E.E. ANTONIO CASTRO MONTEIRO - ZERÃO

domingo, 22 de maio de 2011

Oficina: Criando Blog - (20 horas) – Presencial

     No decorrer desta semana de 23.05 a 27.05.2011 ocorrerá mais uma Oficina de Blog com uma turma de 30 Professores onde conhecerão ferramentas e acessórios para trabalhar dentro de suas salas de aula ou melhor dentro dos LIED, juntamente, com seus alunos atividades referentes a sua prática pedagógica e buscando alternativas quais viabilizem um melhor conhecimento para os mesmos. 

    Trazer a conhecimento de um número maior de alunos para a utilização do BLOG como uma ferramenta pedagógica é fundamental para o sucesso das Oficinas feitas pelos Multiplicadores do NTE-Ap, pois sendo de uso comum da comunidade escolar estaremos fazendo com que o processo ensino aprendizagem tenha mais um instrumento de cunho tecnológico dentro da prática pedagógica do profissional da educação. Pois, uma grande Oficina no LAB 01 do NTE Marco Zero das 14:00 as 18:00 estará ocorrendo nos próximos dias.
    Aguardo a todos com satisfação e sejam todos bem vindos!
     Professora Multiplicadora Láudia de Oliveira
 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

OFICINAS PARA INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS EM MACAPÀ

Um exemplo a seguir, algumas Escolas Estaduais em Macapá estão aderindo ao processo de Inclusão Digital a todos os seus funcionários. As estratégias para alcançar esses objetivos só estão sendo possíveis, devido a implantação dos Laboratórios de Informática (LIED) nas Escolas Públicas e da capacitação dos Coordenadores dos Ambientes Tecnológicos, Gestores e outros Agentes Educacionais, através dos Cursos e Oficinas oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero para utilização pedagógica dessas tecnologias que estão nos espaços escolares, além do conhecimento do Sistema Operacional LINUX 3.0.

Apesar dos objetivos serem amplos, a intenção é alcançar um maior número de profissionais nas Escolas. A idéia é; articular Educação e Tecnologia, a utilização dos ambientes tecnológicos como um espaços de apoio ao processo educacional.

Na semana de 02 a 13 de maio aconteceu no Laboratório do NTE, mais uma Oficina ABC da Informática ministrada pela Multiplicadora Formadora - Sylvia Viegas, assim como aconteceu de 25 de abril a 13 de maio o Ciclo de Oficinas na Escola Estadual Azevedo Costa Ministrada pelos Coordenadores Professor Clodomir Falcão, Professora Vanda e Professora Marli. Estive acompanhando a primeira semana da Oficina na Escola Azevedo Costa o destaque foi para os funcionários que se fizeram presentes.

Estamos muito entusiasmados. PARABENS a equipe.

Sylvia Helena da Silva Viegas- Multiplicadora Formadora NTE-MARCOZERO

helenviegas@gmail.com